segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Clássico x Moderno

Andei pensando no post do meu colega de blog. E cheguei a uma questão: por que ser clássico enquanto a tecnologia avança sem parar e o mundo acelera a cada minuto que passa?

Claro, há uma larga diferença entre ser clássico e retrógrado. O primeiro é estiloso, o segundo é fatídico. Do classicismo emana todo um rebuscamento que só os bem formados conseguem entender. Contudo, a modernidade é avassaladora e, também, encantadora. Quem não quer "estar na moda"? Ah, há quem diga que não... mas, ainda assim, busca na atualidade coisas para usar no destoar social.

Penso que é preciso haver um equilíbrio entre a vertente clássica e a vertente moderna. Pode-se ver pela própria literatura. Quem não curte ler o bendito Gregório de Matos e também o excelente Osvald Andrade? A cada momento é preciso escolher o texto que melhor lhe apraz e degustar os textos ou clássicos ou modernos, de um ou outro. Assim também o devemos ser... tais quais a literatura: bem temperados.

Amo a modernidade, o simplificado, a agitação, a novidade. Mas também curto o erudito, o tradicional. Gosto do que é clássico, contudo, preciso pensar na aceleração que a vida me impõe. Não quero ser passada para trás apenas por querer andar lentamente. Se o contexto me pede, piso no acelerador... se, ao contrário, me impede, ando calmamente, divagando pelas ruas.

Não há o que pensar... há de se equilibrar.
 

Nenhum comentário: